Florais de Bach“A saúde depende de estarmos em harmonia com as nossas almas.” Dr. Edward Bach

O Dr. Edward Bach (1886 – 1936) era um médico com idéias avançadas para o seu tempo.

Nasceu em Moseley, nos arredores de Birmingham, Inglaterra e ao longo de sua carreira evoluiu da medicina ortodoxa para o desenvolvimento de uma forma de medicina natural, para tratar a saúde emocional e espiritual.

Na primavera de 1930, quando em uma manhã caminhava por um campo coberto de orvalho, compreendeu subitamente que cada gota de orvalho, aquecida pelo sol, adquiria as propriedades curativas da planta na qual se encontrava depositada.

Isto inspirou-o a desenvolver um método de preparação de florais utilizando água pura.

A partir daí, estabeleceu que os 38 florais e o Rescue Remedy cobriam todos os aspectos da natureza humana e assim todos os estados de espírito negativos subjacentes à doença.

A filosofia do Dr. Bach é ao mesmo tempo simples e profunda, baseia-se na perfeição nata e na natureza espiritual dos seres humanos. A doença resulta inteiramente do conflito entre o “eu” espiritual e o “eu” mortal. A saúde e a felicidade resultam do fato de estarmos em harmonia com a nossa própria natureza e de fazermos o trabalho idealmente talhado para nós como indivíduos.

“Trate a pessoa e não a doença; a causa e não o efeito.”

Os florais FUNCIONAM exercendo seu efeito tratando o indivíduo e não a doença ou os seus sintomas. Atuam especificamente no estado emocional da pessoa.

Por exemplo: Duas pessoas com a mesma queixa – artrite – poderão se beneficiar tomando florais bastante diferentes, porque uma delas pode estar resignada à doença, enquanto que a outra pode estar encarando a doença com impaciência.

Os florais não suprimem as atitudes negativas, mas sim, transformam em atitudes positivas. Quando descobrimos o errado dentro de nós, curamos a doença erradicando a falha, pelo desenvolvimento pleno da virtude oposta. Não é necessário lutar contra o errado, e sim, permitir que a virtude oposta inunde nosso Ser e ilumine a falha de nossa natureza.

Falar sobre o Dr. Edward Bach e sua obra daria para ocupar vários livros, mas vou registrar mais o pensamento seguinte:

“Não devemos exigir a perfeição de nosso corpo, nossa mente e nossa alma.

Devemos apenas respeitá-los e ouví-los, assim eles mostrarão o caminho para o aperfeiçoamento.

Ser apenas nós mesmos; e encontrar a verdade, a certeza e a paz no silêncio do nosso coração.”

PORQUE UTILIZAR OS FLORAIS DE BACH

Os Florais de Bach são indicados às pessoas que estejam passando por estados emocionais negativos, ou mesmo, que tragam consigo emoções negativas de acontecimentos passados.

Os estados emocionais podem ser passageiros, é o “como estou no momento”; e também, para estados emocionais enraizados mais profundamente em nossa personalidade, é o “como eu sou.”

Importante para a pessoa, é o momento em que ela percebe a necessidade de se esforçar e de aperfeiçoar determinada virtude. Os Florais de Bach tem o poder de auxiliar nesse esforço e é através do aperfeiçoamento destas qualidades em nós mesmos, que cada um de nós faz o mundo ficar um passo mais próximo do seu glorioso objetivo final.

RECOMENDA-SE o uso dos Florais de Bach também para repor o equilíbrio, mesmo antes do surgimento de sintomas físicos. Em tempos difíceis e de fadiga, evita-se que o negativismo se instale.

As CRIANÇAS podem ser enormemente beneficiadas com a utilização dos Florais de Bach.

Outro uso igualmente benéfico é para os ANIMAIS, PLANTAS e AMBIENTES.

COMO CONDUZO UMA SESSÃO DE FLORAIS DE BACH

O primeiro momento é através de consulta inicial e individual.

O acompanhamento acontece, após um tempo determinado (diferente e especial para cada pessoa) da utilização dos florais e o retorno é recomendado para avaliação do efeito produzido pelos florais.

O LOCAL

Em consultório, com endereço no centro da cidade de Curitiba, Paraná – Brasil, cujo ambiente é tranqüilo e acolhedor.

OS REGISTROS DA SESSÃO

São feitas anotações escritas, que permanecerão em arquivo próprio.

TEMPO DE DURAÇÃO DA SESSÃO

Cada sessão/consulta de Florais de Bach tem a duração aproximada de 1:00 hora, podendo se estender até 1:30 hora.